Introdução: A leitura em voz alta é uma excelente maneira de estimular o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Além disso, é uma oportunidade para estreitar vínculos afetivos e compartilhar momentos agradáveis em família. Neste artigo, apresentaremos algumas dicas para melhorar a leitura em voz alta e tornar essa experiência ainda mais rica e envolvente para as crianças.
Antes de começar: Você já conhece nossa newsletter? Nela compartilhamos um conteúdo semanal mais profundo sobre como implementar a leitura na rotina da sua família. Compartilhamos leituras que estamos fazendo, seja de livros infantis ou acadêmicos sobre o assunto. Sempre de forma descontraída e sem termos complicados e técnicos. Junte-se a nós: Newsletter
I. Dicas para melhorar a leitura em voz alta A. Escolha de livros B. Ambiente de leitura C. Expressividade D. Interatividade E. Ritmo e entonação
A. Escolha de livros: Selecione livros apropriados à idade e aos interesses da criança. Dê preferência a histórias com ilustrações, vocabulário variado e enredos cativantes. Ao escolher livros que despertem a curiosidade e a imaginação das crianças, você estará estimulando a atenção e a concentração delas durante a leitura. Considere também buscar recomendações de professores, bibliotecários e outros pais para encontrar livros que sejam relevantes e adequados.
B. Ambiente de leitura: Escolha um local confortável, silencioso e livre de distrações. Garanta uma boa iluminação para facilitar a leitura e a visualização das imagens. Um ambiente propício para a leitura em voz alta contribui para que a criança se sinta à vontade e focada na história, permitindo que ela se envolva emocionalmente com os personagens e a trama.
C. Expressividade: Use diferentes vozes e tons para representar os personagens e transmitir emoções. Faça gestos e expressões faciais para enfatizar pontos importantes da história. Ao dar vida aos personagens e à narrativa, você estará envolvendo a criança na história e incentivando a compreensão dos sentimentos e motivações dos personagens.
D. Interatividade: Incentive a participação da criança, fazendo perguntas e estimulando a expressão de opiniões e sentimentos. Peça para a criança fazer previsões sobre o desenrolar da história e relacionar a trama com suas próprias experiências. Promover a interatividade durante a leitura em voz alta ajuda a desenvolver habilidades de pensamento crítico e a aprimorar a compreensão e a interpretação do texto.
E. Ritmo e entonação: Varie o ritmo e a entonação da leitura, de acordo com a atmosfera da história. Faça pausas para dar ênfase a momentos de suspense ou emoção. Adaptar o ritmo e a entonação à história ajuda a criar uma experiência de leitura mais envolvente e interessante, permitindo que a criança se conecte emocionalmente com o texto.
II. Benefícios da leitura em voz alta
A leitura em voz alta estimula o desenvolvimento da linguagem, aprimora a capacidade de concentração, fortalece a imaginação e promove a empatia. Além disso, contribui para a formação de leitores autônomos e conscientes. A leitura compartilhada também favorece o desenvolvimento de habilidades sociais, como a escuta ativa e a comunicação, além de estreitar os laços familiares e criar memórias afetivas duradouras.
Ao seguir essas dicas e investir tempo e dedicação na leitura em voz alta, você estará contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças, preparando-as para enfrentar os desafios da vida com autoconfiança, empatia e habilidades de leitura sólidas.
Conclusão:
Melhorar a leitura em voz alta é fundamental para proporcionar às crianças uma experiência enriquecedora e envolvente. Ao escolher livros adequados, criar um ambiente propício e investir na expressividade, interatividade e ritmo, você estará contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos pequenos, além de estimular o gosto pela leitura e fortalecer os laços familiares.
Fontes:
- Trelease, Jim. “The Read-Aloud Handbook”. Penguin Books, 2013. Disponível em: [http://www.trelease-on-reading.com/]
- Whitehurst, Grover J., e Christopher J. Lonigan. “Emergent Literacy: Development from Prereaders to Readers”. Oxford University Press, 2001. Disponível em: [https://www.researchgate.net/publication/232559679_Emergent_Literacy_Development_from_Prereaders_to_Readers]
- Montessori, Maria. “A Criança e seu Desenvolvimento”. Editora Nórdica, 1988. Disponível em: [https://www.montessoribrasil.com.br/livros]